Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O escopo da revista Atualidade Teológica é a difusão da pesquisa teológica de autoria ou co-autoria de doutores pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da CAPES. A área Ciências da Religião e Teologia se organiza, em sua árvore do Conhecimento, atualmente, em oito subáreas: a) Epistemologia das Ciências da religião; b) Ciências empíricas da religião; c) Ciência da religião aplicada; d) Ciências da linguagem religiosa; e) Teologia fundamental-sistemática; f) História das teologias e religiões; g) Teologia prática; e h) Tradições e escrituras sagradas.

O periódico oferece aos doutores pesquisadores da Área, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas nas subáreas previstas. As contribuições visão enriquecer, principalmente, o conhecimento das duas áreas de concentração das pesquisas do PPG em Teologia na PUC-Rio, a saber: as áreas de teologia bíblica e de teologia sistemático-pastoral, em relação com as linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa da PUC-Rio.

A revista Atualidade Teológica tem como missão publicar artigos de doutores e resenhas, contribuindo para a difusão e diálogo da Teologia com as Ciências da Religião e outros saberes.

Os objetivos da revista Atualidade Teológica são: - divulgar a produção intelectual de pesquisadores doutores, através de artigos e resenhas; - estimular, promover e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa científica da Área Ciências da Religião e Teologia no âmbito nacional e internacional; - e ser canal de debate entre pós-graduandos, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais, visando a socializar os conhecimentos e consolidar a pesquisa na Área.

 

Políticas de Seção

Artigos do dossiê

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos em temas diversos de Teologia Bíblica e Teologia Sistemático-pastoral

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Atualidade Teológica respeita o pensamento e a pesquisa dos autores, mas decide com critérios próprios sobre a indicação ou não dos textos para publicação, o que é feito com auxílio de uma revisão por pares e discernimento editorial.

O processo seletivo dos textos submetidos fica sob a responsabilidade do editor junto com a comissão editorial. Os artigos submetidos ao periódico passarão primeiro por uma pré-avaliação (que verificará se os textos estão conformes ao escopo e às normas). Em seguida, por uma avaliação com revisão por pares (“peer review”). Reservam-se para o editor ou para o conselho editorial os pareceres finais e a decisão sobre a publicação ou não das contribuições.

O procedimento de revisão por pares conta com pareceres solicitados a membros do Conselho Editorial e outros assessores “ad hoc”, entre professores doutores do Departamento ou externos ao mesmo. Apresenta-se na última publicação de cada ano uma nominata dos revisores. Pede-se aos revisores seguirem as recomendações da COPE – Committee on Publication Ethics – https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf.

Os autores serão comunicados sobre os resultados da revisão por pares e as decisões quanto à publicação ou não dos seus textos submetidos.

Fica a critério do editor e do conselho editorial a escolha do fascículo em que o texto aceito será publicado. Em geral contam-se, entre outros fatores, a ordem de aprovação no processo seletivo.

 

 

Periodicidade

Atualidade Teológica é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Formas de publicação

A publicação se dá na forma eletrônica (disponibilizada no site do Sistema Maxwell, da PUC-Rio).

Com a disponibilização eletrônica, a revista fez a opção de uma política de acesso aberto (open access), para a socialização do conhecimento.

 

Política das seções e das chamadas

São previstas as seguintes seções com respectivas políticas na estrutura da revista Atualidade Teológica:

O editorial – apresentará em linhas gerais o conteúdo do dossiê, destacando alguns aspectos especiais do mesmo.

O dossiê – para artigos relacionados a um tema especial, escolhido pelo Conselho Editorial ou por membros da Comissão Especial do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Tem em vista convidar a comunidade científica a contribuir nos estudos desenvolvidos e propostos pelo Departamento.

Artigos em temas diversos – sempre dentro do escopo da revista. Tem em vista acolher trabalhos feitos em linhas de pesquisa próprias de doutores pesquisadores, de modo que possam encontrar em Atualidade Teológica uma oportunidade de divulgar os resultados de suas investigações e reflexões e colaborar na missão do periódico.

Resenhas – seção para breves apresentações de obras de teologia bíblica, sistemática ou pastoral, com elementos que permitam uma ideia geral da obra e algumas observações para sua apreciação.

As chamadas para os artigos a serem publicados, a partir de 2017, são feitas na página on line da revista, encontrada no site do Sistema Maxwell – PUC-Rio (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_ateo.php?strSecao=chamada&fas=), e em mensagens por e-mail aos programas de Pós-Graduação da ANPTECRE.

 

Textos originais e inéditos

Os artigos, do dossiê ou em temas diversos, e as resenhas submetidos para a publicação devem ser todos originais e inéditos.

No caso de ser detectado redundância ou plágio, deverá ser feita uma retratação, a publicar-se em edição posterior.

 

 

Responsabilidade ética na pesquisa

O conteúdo dos textos é primeiramente de responsabilidade dos autores. Estes devem documentar suas investigações e devem cumprir as exigências de ética da pesquisa.

Solicita-se que, junto com a submissão dos textos, se necessário, os autores enviem documentos sobre procedimentos éticos na investigação.

 

Normas de submissão

Para a submissão de artigos são especialmente convidados os doutores pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação da Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES.

As diretrizes para os autores são divulgadas em seção específica localizada ao final de cada número impresso e em PDF disponibilizado no site em que a revista está on line (na aba Normas).

As normas são atualizadas constantemente em vista de aprimoramentos da revista. Elas seguem, em geral, as normas da ABNT, com algumas adaptações para uso neste periódico.