Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista O Social em Questão é a publicação oficial do Programa de Pós-graduação do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. De periodicidade quadrimestral, a Revista tem como missão publicar debates, análises e resultados de pesquisa sobre temas considerados relevantes para as áreas de Serviço Social e afins e está aberta a temas interdisciplinares das Ciências Sociais. Os principais públicos-alvo são os profissionais da área, professores, pesquisadores e representantes de movimentos sociais e políticos de áreas correlatas. O objetivo deste veículo é contribuir com a produção de conhecimento, o debate acadêmico, a capacitação docente e discente nas áreas de Serviço Social e afins e com a construção de agendas em diversas instâncias da sociedade, com vistas a influenciar a construção de políticas públicas que busquem a redução das desigualdades sociais. Cada edição focaliza um tema previamente definido pelo Conselho Editorial. Reserva-se, ainda, em cada edição, uma seção para temas livres. Desde 2018, a revista passou a ser publicada unicamente na versão digital.

Políticas de Seção

Seção Temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Livre

Resenhas

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo original postulado para publicação deve ser original e inédito e não deve ter sido enviado simultaneamente para outras revistas. Ele é avaliado por pares, membros do Conselho Editorial ou pareceristas externos para avaliação da pertinência temática, observação do cumprimento das normas gerais de encaminhamento de originais e avaliação da qualidade científica do trabalho. Os pareceres sempre apresentarão uma das seguintes conclusões: aprovado como está; favorável à publicação, mas solicitando alterações; não favorável à publicação. A revista O Social em Questão assegura o anonimato para os autores e avaliadores no processo de avaliação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações. Após emissão dos pareceres, os editores entrarão em contato com os autores. As possíveis modificações de estrutura e conteúdo do texto serão acordadas com os autores. Após aprovação, o artigo é revisado ortográfica e gramaticalmente. As alterações eventualmente realizadas serão encaminhadas para aprovação formal dos autores.

A revista O Social em Questão está empenhada em manter os mais altos padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação, segundo os princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/). Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, que envolverem populações vulneráveis, deverão apresentar o parecer do Comitê de Ética da instituição de origem do autor.

Periodicidade

Política de Acesso Livre

A revista O Social em Questão oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados das pesquisas científicas ao público em geral proporciona maior democratização do conhecimento. Ela adota a licença Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0), o que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir dos trabalhos publicados na revista, desde que atribuam o devido crédito pela criação original. A revista permite a publicação simultânea em sistemas de auto-arquivos e repositórios institucionais.

Publicação

A Revista "O Social em Questão" utiliza o Open Journal Systems (OJS) para o recebimento e a avaliação de textos submetidos ao periódico. Após o processo de avaliação, os textos serão publicados no site oficial da revista.

Diretrizes para Pareceristas

Decisões Editoriais: A revisão é um dos mecanismos que auxilia o editor na tomada de decisões. O Parecerista tem papel fundamental na decisão e aprovação de artigos qualificados.

Pontualidade: O Parecerista deve informar ao editor quando não se sentir confortável ou apto a avaliar determinado material dentro do prazo estabelecido.

Originalidade: O Parecerista deve se atentar e informar ao Editor, caso encontre qualquer tipo de semelhança do texto avaliado com outro artigo antes já publicado.

Confiabilidade: O processo de avaliação deve ser mantido em total confidencialidade para garantir a efetivação da avaliação cega por pares;

O Parecerista deve utilizar obrigatoriamente o FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO no momento da sua tomada de decisão, que deve ser devidamente anexado no momento da submissão da avaliação.

Clique aqui para acessar o formulário

Corpo Editorial

EDITOR CIENTÍFICO