Histórico do periódico

A Revista escrita nasce em 1996, com a publicação de sua primeira edição, fruto da necessidade do corpo discente do programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) de criar um espaço estratégico de encontros/confrontos do fazer intelectual e artístico. Sob o “desejo empenhado de rasurar o branco espaço da folha de papel nos papéis do jogo intelectual, acadêmico e literário” (Escrita, 1996, p. 5), o periódico foi publicado em versão impressa até o ano de 1999, tendo sido publicados nesse período quatro números: dois em 1996, um em 1997 e um em 1999.

Em 2003, incentivados e apoiados pelos professores do programa de Pós-Graduação em Letras, os alunos retomam a edição da revista, após quatro anos de silêncio. Em parceria com o Sistema Maxwell, do projeto do Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos (LAMBDA) do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, a Revista escrita é o primeiro periódico da instituição a ter publicação digital.

O suplemento segue sua política e seu foco de publicação de pesquisas em literatura e linguística em um volume único anual até a edição de 2010. Com o desmembramento do programa de Pós-Graduação em Letras nos programas de Pós-Graduação Estudos da Linguagem e Literatura, Cultura e Contemporaneidade, no ano de 2011, a Revista escrita passa a ter dois volumes anuais: no primeiro semestre é destinado ao programa em Estudos da Linguagem; e no segundo ao programa em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Em 2018, renovamos nosso anseio de rasurar o papel em branco e de questionar a categoria e a prática escrita. Vivos por esse desejo e respondendo a novas e frequentes demandas avaliativas de periódicos, a Revista escrita mantém sua proposta inovadora, no cenário da PUC-Rio, e passa a ser o primeiro periódico a usar a Editoração de Periódicos PUC-Rio – Maxwell, através do Open Journal System (OJS).