Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico Tradução em Revista, vinculado à área de Estudos da Tradução da PUC-Rio, acolhe contribuições originais e inéditas em português, inglês, francês e espanhol sobre temas relacionados aos Estudos da Tradução e da Interpretação e suas interfaces, além de artigos traduzidos, resenhas de traduções e entrevistas com profissionais e pesquisadores que atuem nesses campos e áreas afins. Os artigos devem ter 8.000 palavras no máximo, e as resenhas, 1.500 palavras no máximo.

A revista publica números e dossiês temáticos, muitos deles organizados a convite por professores de instituições parceiras no Brasil e no exterior, assim como edições não temáticas.

São aceitas contribuições de autoria individual de doutores, doutorandos e mestres, e no caso de mestrandos, graduados e graduandos, necessariamente em coautoria com pesquisadores doutores.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos traduzidos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Varia

Apreciação de artigos que não pertencem ao dossiê temático com chamada em aberto

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos a Tradução em Revista são direcionados à Comissão Editorial, que por sua vez, os encaminha a dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial ou consultores "ad hoc", dependendo do tema do trabalho. Caso haja discrepância entre os pareceres, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.

Todos os pareceristas recebem os artigos via portal e a avaliação é feita às cegas a partir de critérios estabelecidos no formulário padrão. 

 

Periodicidade

Tradução em Revista possui periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Notícias e novidades

A Tradução em Revista aceita submissões em fluxo contínuo para os números atemáticos do periódico. No entanto, lembramos que o processo de avaliação pode demorar até seis meses.

Atualmente estamos aceitando submissões para um novo número a ser publicado no segundo semestre de 2022.

 

Esclarecimentos sobre direitos autorais

Os autores e autoras que publicam no periódico Tradução em Revista concordam com os seguintes termos:

  • Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho também estará licenciado sob a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.
  • A licença Creative Commons CC BY 4.0 permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
  • Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (como, por exemplo, publicar em repositório institucional ou então no formato de capítulo de livro), desde que exista reconhecimento de autoria e publicação inicial na Tradução em Revista.
  • Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (como, por exemplo, em repositórios institucionais) após o processo editorial.
  • Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
  • Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.


O periódico Tradução em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

Esclarecimentos de conduta ética

A Tradução em Revisita utiliza as ferramentas de detecção de plágio adotadas pela PUC-Rio e listadas no endereço http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=726&sid=23#conteudo_testesplagio.

Lembramos, também, que o processo de avaliação dos artigos submetidos é feito dentro do modelo duplo-cego, no qual as identidades dos autores e dos avaliadores são omitidas para preservar a integridade da avaliação.

 

Chamada para o próximo número

Tradução em Revista 32 (janeiro-junho de 2022)

 

Estudos da Interpretação – II ConEI & III CILSC

 

Diego Barbosa (UFG) e Raffaella de Filippis Quental (PUC-Rio), editores convidados.

 

(English follows)

 

Este número será dedicado ao tema "Estudos da Interpretação" e incluirá um dossiê restrito aos trabalhos selecionados para o II ConEI (Congresso sobre Estudos da Interpretação) e III Cilsc (Colóquio sobre Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: Saúde, Educação e Justiça), que foram realizados entre os dias 26 e 28 de maio de 2021, no formato online. Mais informações no site http://congressodeinterpretacao.com.br

 

São aceitas contribuições de autoria individual de doutores, doutorandos e mestres e, no caso de mestrandos, graduados e graduandos, necessariamente em coautoria com pesquisadores doutores.

Os trabalhos devem atender às diretrizes para autores e devem ser submetidos, até o dia 29 de novembro de 2021, pelo sistema eletrônico da revista, a partir do link http://www.periodicosmaxwell.vrac.puc-rio.br/index.php/TREV

 

Para outras informações, contatar traducaoemrevista@gmail.com

  

Tradução em Revista 32 (January-June 2022)

 

 

Interpreting Studies – II ConEI & III CILSC

 

Diego Barbosa (UFG) and Raffaella de Filippis Quental (PUC-Rio), guest editors.

 

This issue will focus on Interpreting Studies and will accept articles selected for the II ConEI (Congress on Interpreting Studies) and III CILSC (Symposium on Sign Language Interpreting in Public Services : Healthcare, Educational and Legal Settings), held online between 26 and 28 May 2021. More at http://congressodeinterpretacao.com.br

 

Contributions must follow the journal guidelines and must be submitted until November 29 2021 through the journal’s online submission site, at http://www.periodicosmaxwell.vrac.puc-rio.br/index.php/TREV

 

For further information, contact traducaoemrevista@gmail.com

 

 

---------------------------------------------------------------

 

Tradução em Revista 33 (julho-dezembro de 2022)

 

Estudos da Interpretação

 

Diego Barbosa (UFG) e Raffaella de Filippis Quental (PUC-Rio), editores convidados.

 

(English follows)

 

Além do dossiê sobre os dois eventos (Tradução em Revista 32), serão aceitos, para o fascículo a ser publicado no segundo semestre de 2022, artigos inéditos sobre outros temas pertinentes à área de Estudos da Interpretação, contemplando tanto as línguas orais quanto as línguas de sinais, nas suas várias áreas de interesse: interpretação de conferências; interpretação comunitária e judicial; historiografia; estudos de corpus; questões relacionadas ao ensino-aprendizagem e à avaliação; interpretação remota e as novas tecnologias; aspectos cognitivos, sociológicos e culturais e tendências de pesquisa em interpretação.

São aceitas contribuições de autoria individual de doutores, doutorandos e mestres e, no caso de mestrandos, graduados e graduandos, necessariamente em coautoria com pesquisadores doutores.

Os trabalhos devem atender às diretrizes para autores e devem ser submetidos, até o dia 29 de novembro de 2021, pelo sistema eletrônico da revista, a partir do link http://www.periodicosmaxwell.vrac.puc-rio.br/index.php/TREV

 

Para outras informações, contatar traducaoemrevista@gmail.com

 

Tradução em Revista 33 (July-December 2022)

 

Interpreting Studies

 

Diego Barbosa (UFG) and Raffaella de Filippis Quental (PUC-Rio), guest editors.

 

This issue will focus on previously unpublished articles on topics related to Interpreting Studies, addressing both sign and spoken language interpretation. We welcome any contributions dealing with conference, community or court interpreting; history; corpus-based studies; assessment, teaching and learning-related issues; remote interpreting and new technologies; cognitive, social and cultural aspects and current trends in research.

Contributions must follow the journal guidelines and must be submitted until November 29 2021 through the journal’s online submission site, at http://www.periodicosmaxwell.vrac.puc-rio.br/index.php/TREV

 

For further information, contact traducaoemrevista@gmail.com